Leitor Conteúdo do site.

Dom Luís Victor Sartori

Conteúdo atualizado 18/04/2017.

Sacerdócio :

Em 9 de janeiro de 1927, foi ordenado sacerdote. Foi Coadjutor de uma Paróquia em Porto Alegre, passando logo depois a Vigário da Paróquia de São Francisco, na mesma capital.

Foi chamado à Cúria Diocesana porto-alegrense onde exerceu várias funções, a exemplo de participações no programa ‘Hora Católica’, da Rádio Farroupilha, e na edição do jornal ‘O Dia’. Em 1949, recebeu o título de Monsenhor e passou a dirigir a construção do Seminário Maior de Viamão. Episcopado

Foi sagrado Bispo para a Diocese de Montes Claros a 1º de junho de 1952 e chegou na cidade a 27 do mesmo mês. Ele intensificou a obra das vocações sacerdotais, deu início à construção do Seminário, reformou o Palácio do Bispo, liderou vários movimentos para a melhoria da cidade, inclusive reivindicando energicamente do Governo Estadual a solução do serviço de energia elétrica e da planta cadastral da cidade.

Em 10 de janeiro de 1956 foi transferido para a Diocese de Santa Maria como Bispo Coadjutor, com direito à sucessão. Tornou-se o 4º Bispo Diocesano no dia 14 de setembro de 1960, com a morte de Dom Antônio Reis. Sua atuação como coadjutor foi a de preparar e executar o Jubileu Episcopal de Dom Antônio Reis. Peregrinou, para isso, por todas as Paróquias levando a Imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e preparando espiritualmente os diocesanos para o Jubileu. Relevantes iniciativas marcaram o seu episcopado: Foi um dos fundadores do Jornal do Dia, de Porto Alegre, e instalou a Rádio Medianeira de Santa Maria; Participou da fundação da TV Imembuí; Criou diversas Paróquias e organizou as novas Dioceses de Frederico Westphalen e de Cruz Alta nomeando a Mons. Frederico Didonet como Vigário Episcopal da última Diocese; Também foi grande incentivador da devoção à Mãe Medianeira e instalou o Conselho Presbiteral Diocesano; Constituiu a Comissão Diocesana de Vocações e dedicou-se com entusiasmo à construção do novo Seminário Diocesano São José, na periferia sul da cidade. Morreu no dia 9 de abril de 1970 após dolorosa enfermidade. Foi sepultado na Catedral Diocesana.

Vote Enquete

Qual destes estilos musicais você gosta.

Clássica
  Nativista