Leitor Conteúdo do site.

SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO MAIOR SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Conteúdo atualizado 03/07/2017.

Situado na Rua Irmão Donato, número 190, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria, acolhe os candidatos ao ministério ordenado em nossa Arquidiocese. A sua história pode ser contada da seguinte maneira:

A formação sacerdotal do clero diocesano de Santa Maria, até a década de 1990 se deu junto ao Seminário Maior Imaculada Conceição de Viamão – RS. Porém desde a década de 1970, sentia-se a necessidade de que a formação acontecesse na diocese, junto à sua realidade pastoral, podendo-se estudar com os padres e irmãos Palotinos.

Em vista desse anseio, Dom José Ivo Lorscheiter, em comunhão com o conselho presbiteral, no mês de novembro de 1981, nomeou uma comissão, composta pelos padres: Nelson Luiz Pappis, Hélio Adelar Rubert, Olinto Cremonese e Artêmio Luiz Santi, para que estudasse esta nova possibilidade e a concretizasse já para o ano de 1982. Após longa procura, a diocese alugou uma pequena casa de madeira de propriedade do sargento Luiz Carlos Paim, situada na Rua Tamanday, nº. 196, no bairro Nonoai, Santa Maria, no território da paróquia da Ressureição, cujo pároco era o padre Artêmio Luiz Santi.

No dia 06 de março de 1982, foram iniciadas as atividades do Seminário Maior Diocesano de Santa Maria, com sete seminaristas, sendo eles: Anselmo Pereira, Bertilo João Morsch, Eloi Pascoal Pappis, Luciano Tretim, José Alencar Bernardy, Mário Luiz Garlet, Ronildo de Vargas e o Padre Ataide Busanello como assistente.

Em janeiro de 1984, com o aumento dos seminaristas, a diocese transferiu-se para a rua General Neto, nº. 736, adquirindo uma propriedade com maior espaço, onde havia três casas de madeira.

Nesta época sentia-se a necessidade de um espaço mais adequado para as exigências da formação e, com isto, no dia 8 de julho de 1993, Dom Ivo autoriza o inicio das obras do novo seminário, construído junto a matriz da paróquia da Ressureição, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria, local que outrora fora doado pelos irmãos Maristas para esta finalidade.

No dia 4 de março de 1995, os seminaristas, juntamente com o então reitor, padre Rubem Natal Dotto, mudaram-se para a nova residência. E no dia 7 do mesmo mês, dia das santas Perpétua e Felicidade, houve a inauguração com a bênção solene presidida por Dom Ivo Lorscheiter. Estiveram presentes os bispos, Dom Ângelo Domingos Salvador, bispo de Cachoeira do Sul, Dom Servilio Conti, vigário geral da diocese e Dom Alberto Trevisan, bispo emérito palotino. Marcaram presença inúmeros padres, professores palotinos, alguns seminaristas palotinos, os seminaristas que residiriam na Casa de Formação São João Maria Vianney e diversos leigos. O ato de inauguração se deu às 11 horas e 30 minutos com a oração de bênção do novo seminário. Foram entoados cânticos marianos e logo após Dom Ivo dirigir suas palavras procedeu-se a aspersão com água benta seguido de todos os presentes.

Desde sua fundação até dezembro de 2014, foram ordenados 36 sacerdotes.

Reitores do Seminário São João Maria Vianney de Santa Maria.

- Padre Ataíde Pedro Busanello: de março de 1982 até setembro de 1982.

- Padre Celito Moro: de setembro de 1982 até setembro de 1990.

- Padre Hélio Adelar Rubert (Ord. Eps. 3/10/1999): de setembro de 1990 até 1992.

- Padre Nelson Luiz Pappis: de 1992 até 1994.

- Padre Rubem Natal Dotto: de 1994 até janeiro de 1997.

- Padre Ênio José Rigo: de 1997 até janeiro de 2002.

- Padre Nelson Luiz Pappis: de 2002 até 2005.

- Padre Olinto Cremonese: de 2005 até 2011.

- Padre José Mario Angonese (Ord. Epis. 28/04/2013): de 2011 até 2013.

- Padre Bertilo João Morsch: de 2013 [...].

Vote Enquete

Não há nenhuma enquete atualmente ativa no site.

Categorias Kb

Tag Cloud