Comunidade Terapêutica Senhor Jesus celebrou 25 anos no mês de julho, em Ivorá

Postado dia 23/07/2019 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

A data de 11 de julho marca o início dos trabalhos na Fazenda Terapêutica do Senhor Jesus, em Ivorá.

Para celebrar esta data, no dia 21 de julho, foi rezada uma Missa presidida pelo Padre Olinto Cremonese e com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Hélio Adelar Rubert, residentes na casa, e familiares, e também foi inaugurado o Memorial alusivo ao Jubileu dos 25 anos da Comunidade Terapêutica, seguido de almoço e lanche da tarde.

A Fazenda fica no município de Ivorá, e nestes vinte e cinco anos de história tem como Diretor Espiritual Padre Olinto. O principal objetivo deste trabalho é acolher, tratar, orientar e prevenir, através de métodos terapêuticos próprios, até 60 adolescentes e adultos do sexo masculino, tendo hoje, 40 homens em regime de internato, usuários de substâncias químicas a fim de promover-lhes o reatamento do vínculo e convívio familiar e sua reintegração na sociedade.

Sérgio Ribeiro, membro da diretoria explica que “o programa é bem aceito, pois, proporciona uma qualidade de vida digna, juntamente com um acompanhamento direto da coordenação geral, desenvolvendo o respeito comunitário e individual a cada um.”

Além disso, há a profissionalização tendo como setores a marcenaria, serigrafia, cozinha, animais, computação, padaria, biblioteca e vários outros trabalhos importantes, feitos para o crescimento de todos os residentes.

A Comunidade Terapêutica é uma instituição sem fins lucrativos, que presta serviços de acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas

A fazenda, que teve como um dos idealizadores o Bispo Dom Ivo Lorscheiter, já falecido, é coordenada pela Pastoral de Auxílio ao Toxicômano da Arquidiocese de Santa Maria (Pacto).

Conheça um pouco da história: Em julho de 1990, a Irmã Cecília Dahmer e algumas pessoas preocupadas com a necessidade concreta de jovens envolvidos na Dependência Química deslocaram-se até Campinas, em São Paulo, a fim de participar do encontro de coordenadores de Grupos de Amor Exigente.

Nos dias 06 e 07 de novembro de 1991, foi organizado o 1º encontro Diocesano de Amor–Exigente, presidido por Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria e no dia 12 de novembro de 1991, foi criado o 10º Grupo de Amor-Exigente da cidade, nascendo desta forma a Pastoral de Auxilio Comunitário ao Toxicômano (PACTO/SM).

Em julho de 1993 iniciaram as obras de construção da Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus, na Colônia Pereira de Souza, no Município de Ivorá.

Em 11 julho de 1994, foi inaugurada a primeira parte das construções, o que já permitiam iniciar os trabalhos de recuperação dos residentes, obedecendo ao programa estabelecido pela FEBRACT (Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas), que é baseado no Tripé: Trabalho, Disciplina e Oração.

Karina Freitas – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria.