Primeiro Encontro de Famílias de Santa Maria: um antigo desejo realizado

Postado dia 28/08/2019 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Ana Paula Dal Pozzolo - A Coordenação das Áreas Pastorais de Santa Maria (Imaculada e Medianeira), reuniram representantes e participantes das Paróquias e dos muitos Movimentos atuantes na cidade para realizarem um anseio antigo: o Primeiro Encontro de Famílias da cidade de Santa Maria, que aconteceu no domingo, 25 de agosto, no ginásio da Basílica Nossa Senhora Medianeira.

O encontro contou com a presença do Diácono Nelsinho Correia e Marcia Correia, da comunidade Canção Nova e teve como lema o da Semana da Família: “A família como vai?".

Planejado para toda a família, com espaço para crianças que receberam formação e partilharam brincadeiras instrutivas e gincana, contou com participantes de todas as idades, que se deixaram conduzir pela explanação sobre o que a Bíblia nos pede como famílias.

O casal Nelsinho e Márcia, num tom bastante informal e familiar, conduziram reflexões sobre a importância da renovação das promessas do Batismo, tanto em intenção como em experiência de vida. Também exemplificaram situações da vida matrimonial que fortalecem os vínculos do casal, quando ambos se dispõem a viver o entendimento, a concórdia e a generosidade em família. Buscando nas diferenças a originalidade de cada núcleo familiar e conduzindo os filhos no caminho de santidade, orientados sempre pelos ensinamentos de Cristo.

No período da tarde foi rezado o’ Terço das Rosas’, onde a cada Ave-Maria rezada é ofertada uma rosa à Mãe de Deus. A Imagem da Nossa Senhora Medianeira, que esteve acompanhando a exposição "O homem do sudário", disponível para visitação durante o mês de agosto em um shopping da cidade, retornou para a Basílica na tarde do dia 25 e foi recepcionada com alegria por todos os participantes do encontro.

Após a entrada da Mãe Medianeira foi celebrada a Missa de ação de graças pelo evento, presidida pelo Padre Rubem Dotto. Expressou o desejo de que os novos Encontros de Famílias sejam numa data permanente no calendário diocesano na cidade. O Segundo Encontro de Famílias já tem data marcada para 30 de agosto de 2020, o último domingo do mês de agosto, para fazer parte das atividades do Mês da Família.

No final, os Coordenadores das Área, Padre Clécio Almeida (Área Medianeira) e Padre Hugo Lemes (Área Imaculada), entregaram lembranças para as famílias organizadoras do evento e, com este gesto, estenderam agradecimentos a todos os colaboradores e participantes, motivando-os para estarem presentes no próximo ano.

Mais fotos: Ana Paula Dal Pozzolo e Elizandra Piccinin