Reunião em preparação para 76ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Postado dia 13/09/2019 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Na manhã de ontem, 12 de setembro, Pe Ruben Natal Dotto, Reitor do Santuário Basílica e Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria, juntamente com lideranças, reuniram-se com o Prefeito Jorge Pozzobon e Guilherme Cortez, Chefe da Casa Civil, para o planejamento e a organização da 76ª Romaria Estadual da Medianeira.

Para Jorge é com "muito orgulho de, quando eu era Deputado Estadual, ter sido o autor da Lei que tornou a Romaria da Medianeira um evento oficial do nosso Estado. Pois ela é a nossa Padroeira."

Pe Dotto ressaltou a importância de cada etapa deste planejamento, pois a Romaria trata-se do maior evento do Estado e recebe milhares de pessoas todos os anos.

Neste ano a 76ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira acontece no dia 10 de novembro, onde percorrerá as principais ruas da cidade de Santa Maria e espera caravanas de todas as partes do País. Quem presidirá este grande evento religioso, juntamente com o Arcebispo Metropolitano Dom Helio Adelar Rubert, será Dom Ricardo Hoepers.

Conheça o Bispo que presidirá a 76ª Romaria Estadual da Medianeira

Dom Ricardo Hoepers, nasceu em Curitiba/PR, no dia 16 de dezembro de 1970, filho de Francisco Hoepers (natural de Canoinhas/SC) e Doraci dos Santos Hoepers (natural de Curitiba/PR). É o terceiro de quatro filhos: Rosângela, Rogério, Ricardo e Rafael. Fez suas primeiras séries na Escola Municipal Eny Caldeira e Escola Estadual Maria Montessori, na Vila Tingui, em Curitiba.

Em 1985, entrou no Seminário Menor Arquidiocesano São José onde terminou o ensino médio.

Em 1989, fez um ano de Propedêutico e 1990 saiu do Seminário e estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná.
Em 1995, retornou ao Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e iniciou o Curso de Teologia no Studium Theologicum.
De 1997 à 1998 realizou uma Especialização em Bioética na Faculdade São Camilo, em São Paulo e começou a lecionar como Professor de Bioética na Escola de Enfermagem Catarina Labouré em Curitiba.
Em 1998, no dia 19 de abril, recebeu a Ordenação Diaconal das mãos do então Arcebispo, Dom Pedro Fedalto. Em 31 de janeiro de 1999 recebeu a ordenação sacerdotal do mesmo Arcebispo.
Foi nomeado Bispo Diocesano do Rio Grande em 17 de fevereiro de 2016 e ordenado em 14 de maio de 2016 em Curitiba/PR.

Saiba mais sobre a devoção:

A devoção chegou no Brasil e no sul do país ganhou enorme expressão. Em 1928, foi introduzida no Seminário São José, da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, através de um santinho recebido da Bélgica por Pe. Inácio Valle. Dois anos depois, diante da eminência de uma luta armada na cidade de Santa Maria, um pequeno grupo de romeiros foi a igreja do Seminário São José orar pela intervenção de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Logo em seguida a demanda foi resolvida sem confronto.

O povo, organizou uma romaria maior e se dirigiu a igreja do Seminário para agradecer a proteção da Mãe Medianeira. A romaria cada vez maior se repetiu todos os anos. Hoje é a manifestação religiosa popular mais tradicional, antiga e numerosa do Rio Grande do Sul.

Fonte: Karina Freitas - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria.