Categoria Arquidiocese do site


Santa Maria se prepara para a 76ª Romaria Estadual da Medianeira.


  Postado dia 07/10/2019 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.


O evento acontece no dia 10 de novembro.


No dia 10 de novembro Santa Maria sediará o maior evento religioso do estado do Rio Grande do Sul, a 76ª Romaria Estadual da Medianeira, promovida pela Arquidiocese de Santa Maria, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Com o TEMA: “Com Maria às pressas em missão” e o LEMA será: “Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem!”, o Reitor do Santuário, Padre Rubens Natal Dotto afirmou que o tema escolhido teve motivação pois: “O mês de outubro, que é o mês missionário, é também, neste ano, o mês extraordinário das missões, convocado pelo Papa Francisco. E, dentro desta perspectiva o Sínodo Pan Amazônico que acontecerá em outubro, é um chamado a refletir sobre os desafios para as atitudes conscientes pela Amazônia e a evangelização que lá acontece.”

A procissão terá como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 8h e 30min, percorrendo as principais ruas de Santa Maria até a chegada ao Altar Monumento.


Já em clima de Romaria, cerca de 80 mil quitutes serão produzidos e estarão disponíveis para comercialização todos os dias, a partir do dia 01 de novembro, até o dia do evento. Quem for até o Santuário poderá comprar as delícias no Salão Paroquial, das 9h às 19h. Entre os doces comercializados, os romeiros encontrarão doce de batata, quindins, brigadeiro e cocada, Cerca de 30 voluntários estão envolvidos na produção das guloseimas, salgados e almoços.

A Romaria será precedida, no sábado, dia 09, às 15h, pela Missa da Saúde com bênção para os doentes, no Santuário Basílica. E a Noite, acontece a Vigília, no Santuário, onde os grupos vão se suceder até às 5h da manhã de domingo, fazendo com que o Santuário permaneça aberto a noite inteira para acolher os romeiros que chegam a pé e as caravanas de todos os lugares.


Dentro do Santuário, no domingo (10), serão celebradas Missas de hora em hora, desde as 5h da manhã, até às 18h, inspirando devoção e piedade a todos que também fazem sua veneração, pois é ali que permanece a Imagem Milagrosa. Também acontecerão as confissões, tanto no Santuário, quanto na Cripta, com numerosos padres a disposição dos romeiros.

Em preparação à Romaria, também advém a tradicional Trezena Móvel, que reúne os fiéis em orações durante os treze dias que antecedem o evento, de 27 de outubro à 08 de novembro, sempre às 20h, percorrendo as principais paróquias da cidade levando a imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Ao mesmo tempo acontece a Trezena Penitencial no Santuário Basílica, todas as manhãs as 6h15min, oferecendo a oportunidade de confissões para os devotos, intensificando assim a preparação para Romaria.

Este ano, a Missa Principal da Romaria, celebrada no Altar Monumento, será presidida por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano de Rio Grande, concelebrada pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, o Reitor do Santuário Basílica, Pe. Ruben Natal Dotto, demais padres e diáconos. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Vida, a TV Assembleia em conjunto com a TVE, Cadeia Azul e Branca comandada pela Rádio Medianeira 102.7, das 10h às 11h. Quem carregará a Imagem da entrada do Parque até o Altar Monumento serão os indígenas das tribos Caingangue e Guaranis em referência ao Sínodo para a Amazônia.  A animação da Missa será realizada pelo Coral do Santuário Basílica.

São esperados mais de 400 mil peregrinos, que além de pedir e agradecer às graças alcançadas através da Mãe Medianeira de Todas as Graças, poderão chegar até a Fonte da Medianeira e o Monumento dos 300 anos de Aparecida.

Para este grande evento de fé e devoção é esperado caravanas de cidades do Rio Grande do Sul, outros estados e também de países vizinhos, que percorrem milhares de quilômetros para pedir graças e agradecer de perto a Mãe Medianeira.

Toda uma infraestrutura está sendo preparada em parceria com a Prefeitura Municipal, e com muito cuidado para que todos sintam-se acolhidos na Casa da Mãe. Pelo terceiro ano consecutivo, não haverá comercialização de bebidas alcoólicas o que tem favorecido para não acontecer nenhum incidente policial, sendo assim uma experiência de fé, devoção e gratidão à Medianeira. Una-se a essa corrente de orações, seja você também um romeiro!

Confira a programação da Trezena Móvel em preparação para a 76ª Romaria Estadual da Medianeira:

1ª noite da Trezena – 27/10/2019 – Domingo - Paróquia da Catedral Metropolitana

Presidência e pregação: Dom Hélio Adelar Rubert

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro da família: primeira escola da fé, (DAp n. 302) lugar onde se formam pessoas e se constrói a sociedade (Papa Francisco, 14/09/2014).

2ª noite da Trezena – 28/10/2019 – Segunda-feira - Paróquia Nossa Senhora da Glória – Camobi

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro das Paróquias: células vivas da Igreja, (DAp 304) da transmissão da fé e irradiação da missão (Papa Francisco, 21/10/18).

3ª noite da Trezena – 29/10/2019 – Terça-feira - Paróquia São João Evangelista

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro da IVC: pelo anúncio, encontro pessoal com Jesus, conversão, seguimento em comunidade, amadurecimento da fé, prática dos sacramentos, do serviço e da missão (DAp n. 289).

4ª noite da Trezena – 30/10/2019 – Quarta-feira - Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tancredo Neves

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro das Pequenas Comunidades Eclesiais: meios privilegiados para a Nova Evangelização e da missão (DAp n. 307ss).

5ª noite da Trezena – 31/10/2019 – Quinta-feira - Santuário Nossa Senhora de Lourdes – Paróquia da Ressurreição

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos movimentos eclesiais e das novas comunidades: lugares de recuperar a identidade batismal e a ativa participação na vida missionária da Igreja (DAp n. 311ss).

6ª noite da Trezena – 01/11/2019 – Sexta-feira. Paróquia: Paróquia Nossa Senhora das Dores

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos Seminários e Casas de Formação religiosas: espaços privilegiados para a formação de discípulos (as) missionários(as) (DAp n. 314ss).

7ª noite da Trezena – 02/11/2019 – Sábado – (Fiéis defuntos). Paróquia: Santo Antônio – Patronato

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro de pensadores e pessoas que estejam nos níveis de decisão, além de empresários, políticos, dirigentes sindicais e de organizações da sociedade civil (DAp n. 492).

8ª noite da Trezena – 03/11/2019 – Domingo (Solenidade de Todos os santos) - Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos Centros educativos, escolas, Faculdades, Universidades: espaços de evangelização da cultura e formação das novas gerações (DAp  331ss).

9ª noite da Trezena – 04/11/2019 – Segunda-feira - Paróquia: Senhor do Bom Fim

Tema:  Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro do mundo das Comunicações, evangelizando pessoas e meios, sendo lugares privilegiados do anúncio da mensagem evangélica (DAp n. 484ss).

10ª noite da Trezena – 05/11/2019 – Terça-feira - Paróquia: Nossa Senhora do Rosário

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro da evangelização do turismo e do entretenimento: clubes, esporte, cinema, centros comerciais (DAp n. 493ss).

11ª noite da Trezena – 06/11/2019 – Quarta-feira - Paróquia: São José do Patrocínio

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos espaços de diálogo entre fé e ciência pela sublime arte de educar, cuidar da vida e do Planeta (DAp n. 496).

12ª noite da Trezena – 07/11/2019 – Quinta-feira - Paróquia: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro dos grandes desafios da urbanização, com experiências, estilos e linguagens para encarnar o Evangelho na cidade (DAp n. 517ss).

13ª noite da Trezena –– 08/11/2019 - Sexta-feira - Paróquia: Santa Catarina

Tema: Com Maria, às pressas, em missão, ao encontro do mundo do sofrimento humano: hospitais, encarcerados, excluídos, dependentes da droga, periferias e desintegração familiar (DAp n. 517ss).

LOGÍSTICA E APOIO AO EVENTO

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar a Unidade Móvel de Saúde com ambulância e somará mais 4 ambulâncias que o Santuário tomará de aluguel; a Secretaria de Meio Ambiente irá colocar 15 contêineres para recolhimento de lixo; a Mobilidade Urbana, organizará o trânsito e fechará as ruas; já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público fará a limpeza prévia do Parque da Medianeira e os demais serviços gerais, bem como revisar toda a iluminação. Haverá banheiros químicos na Travessa Medianeira que estarão à disposição dos romeiros do lado de fora do parque e, neste ano, a Basílica conta com a instalação de mais 60 banheiros na ala esquerda do Santuário.

VIAS QUE SERÃO BLOQUEADAS

– Avenida Rio Branco com Rua Silva Jardim;

– Avenida Rio Branco com Rua dos Andradas;

– Rua Venâncio Aires com Rua Floriano Peixoto;

– Rua Astrogildo de Azevedo com Rua Floriano Peixoto;

– Rua Professor Braga com Rua Tuiuti;

– Rua Tuiuti com Rua Riachuelo;

– Rua Riachuelo com Rua Pinheiro Machado;

– Rua José Bonifácio com Rua Professor Braga;

– Avenida Medianeira com Rua Gen. Neto;

– Avenida Fernando Ferrari com Rua João Rolim;

– Rua 19 de novembro com Travessa Paraíba;

– Rua Paraíba com Travessa Paraíba;

– Rua 12 de outubro com Rua José Carlos Kruel;

– Rua Floriano Peixoto com Rua 24 de Fevereiro;

– Rua Marquês do Herval com Rua D. Pedro II;

– Rua Duque de Caxias com Rua Dr. Theodorico;

– Rua Heitor Campos com Rua Dr. Theodorico;

– Rua General Osório com entrada Residencial Madre Paulina;

– Avenida Medianeira com Rua Visconde de Pelotas;

– Rua Barão do Triunfo com Rua Farrapos;

– Travessa Medianeira com Rua Farrapos;

– Rua Conde de Porto Alegre com Avenida Presidente Vargas;

– Rua Duque de Caxias com Avenida Presidente Vargas e

– Rua Floriano Peixoto com Rua Felipe de Oliveira.

*Alterações podem ser realizadas para melhorar a mobilidade


Texto e fotos: Karina Freitas - Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria.