Festejos da Padroeira de Santa Maria iniciam nesta sexta-feira

Postado dia 27/11/2019 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

As comemorações pelo dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição acontecem de 29 de novembro a 08 de dezembro.

No dia 8 de dezembro, a cidade e a Arquidiocese de Santa Maria celebram a memória litúrgica da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A instituição da padroeira da Arquidiocese e da cidade de Santa Maria, está relacionada a fatos históricos-religiosos que remetem ao Dogma da Imaculada Conceição, instituído oficialmente pela Igreja em 1854, a situação do Brasil Colônia e aos militares católicos que iniciaram a construção da cidade de Santa Maria.

Um padroeiro é um santo ou anjo a quem são dedicados a proteção de uma cidade, povoado, templo, igreja, capela ou outros espaços, instituições e profissões. A palavra é uma evolução do latim patronariu, patronus, que significa defensor. Para a religião católica, os santos são aqueles que já estão com Deus, portanto, podem nos alcançar as graças de Deus. Por tradição, desde o século VII, era comum aos cristãos invocar um santo para pedir a proteção nos momentos em que se sentissem em perigo. Quando um santo era muito invocado por uma localidade, este era considerado o padroeiro daquele povo.

Padre Antônio Bonini, um dos sacerdotes mais antigos da Arquidiocese de Santa Maria e diretor do Museu de Arte Sacra da cidade, recorda que a devoção à Imaculada Conceição e a invocação de sua proteção, tem origem com o surgimento da cidade de Santa Maria, por ocasião do destacamento de militares portugueses, que vieram acampar na região em que hoje se conhece como Rua Acampamento, em virtude do acampamento dos militares. Os soldados trouxeram a Imagem da Imaculada Conceição.

Na época Espanha e Portugal, estavam empenhados pela confirmação do Dogma da Imaculada Conceição pelo Vaticano. Sendo Dom João IV Rei de Portugal e católico, instituiu que todas as colônias do reino fossem dedicadas à Imaculada Conceição, estando presente o Brasil. Por isso, é comum ver-se nas regiões litorâneas, por onde passavam as embarcações portuguesas, igrejas dedicadas a esse título de Nossa Senhora.

A imagem ficou em uma pequena capela localizada próxima a atual Praça Saldanha Marinho. Além dos militares, pobres em busca de alimentos, pequenos colonos e pessoas que pretendiam construir morada na região passaram a ter devoção à Imaculada. Assim, com o surgimento da cidade, depois da paróquia e da Diocese, a Igreja, assim como a cidade, foram consagrados à Imaculada Conceição.

Assim, desde 1995, pela lei municipal nº 9.093, o dia 08 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, é considerado feriado municipal, em homenagem à padroeira da Cidade.

Ações Especiais em 2019

Neste ano para revenciar a padroeira, as equipes de voluntários da Catedral estão organizando uma série de atividades para os festejos.

Novena da Imaculada -  de 29 de novembro a 7 de dezembro será realizada uma novena, sob o tema “Com Maria, às pressas em missão”. Neste ano a preparação das missas foi dividida em grupos. Cada grupo abordará um tema baseado em suas experiências de Fé e Gratidão com Maria.

29/11 – 18 horas - Colégio Sant’Anna -  Maria e a Juventude.

30/11 – 17 horas - Catequese – Maria, a primeira catequista.

01/12 – 10 horas – Catequese Batismal e Pastoral familiar – Maria e a família

19 horas – Irmãs do Amor Divino e Banco da Esperança – Maria e os excluídos

02/12 - 18 horas – Renovação Carismática Cristã – Grupos Imaculada e São Pedro - Com Maria, em missão, conduzidos pelo Espírito Santo

03/12 – 18 horas – Legião de Maria – Com Maria, as pressas, pela santificação das pessoas

04/12 – 18 horas – Equipes do Enxoval do Bebê Mãe Peregrina – Maria, a Imaculada

05/12 – 18 horas – Conselho Paroquial – Maria, aquela que acolheu a vontade do Pai

06/12 -  18 horas – Pastoral da Acolhida - Maria, a serviço de Deus e dos irmãos.

07/12 – 18 horas – Pastoral do dízimo e Ministros - Maria, reconhecendo o seu amor no meu irmão

Banca de quitutes – de 29 de novembro a 07 de dezembro acontece a Tenda dos Quitutes, aberta de segunda a sexta das 9h30 às 12 horas e das 14 às 19 horas, de segunda a sábado e aos domingos das 9 horas ao meio dia. Instalada na frente da Catedral, a banca oferece lanches, doces, cucas, salgados e leitão assado. Também estarão à venda artigos religiosos, todos com descontos de 30% a 40%.

Missa Solene – No domingo, 08 de dezembro, às 10 horas acontece uma Missa Solene em devoção à Padroeira.

Almoço Festivo – O tradicional Almoço da Imaculada é uma ótima oportunidade de reunir a família e reencontrar pessoas queridas. Neste ano acontece no domingo, 08 de dezembro, ao meio dia, no salão paroquial da Catedral. Os convites já estão à venda na secretaria e na acolhida ao valor de R$ 35,00. O Cardápio conta com churrasco, galeto, risoto, maionese, saladas diversas e sobremesas.

Reinauguração da Casa Paroquial – após quase dois anos de arrecadações e reformas, que passaram pelas estruturas, documentação, acervo e mobiliário a nova casa será oficialmente inaugurada. Além de ser morada de quatro padres, a casa abriga salas destinadas ao trabalho das pastorais, acervo de documentos históricos, como o primeiro livro-tombo - mais antigo do que a própria cidade de Santa Maria -  plantas da construção da Catedral, registros de casamentos e batizados que contam a evolução dos costumes de cada época. E também a secretaria, que atende aos mais diversos serviços comunitários.