O mês missionário 2020

Postado dia 04/10/2020 categoria Arquidiocese por usuário admin.

A vida é missão!

Neste fim de semana abrimos o mês missionário em todo Brasil. Com certeza, ele será diferente do que tem sido, também nas comunidades de nossa Arquidiocese. Contudo, este tempo não deve ser para nós razão de desânimo, mas sim de reflexão pessoal e eclesial. Nesse sentido, o lema deste mês nos motiva: eis-me aqui, envia-me.

Seria bom que cada um pudesse se perguntar: como estou vivendo o múnus que recebi no meu batismo? Como estou sendo missionário? Toda a Igreja é chamada a se perguntar sobre isso.

As Pontifícias Obras Missionárias prepararam todo o material para este mês e ele já está à disposição em nossas paróquias e pelas plataformas digitais. Tudo favorecerá para vivamos bem este mês dentro daquilo que nos é possível.

Sem dúvida estaremos mais vinculados pela oração! Assim como Santa Teresinha, que é padroeira das missões sem nunca sair do Carmelo, nós somos chamados a esse primeiro compromisso: rezar pela obra das missões.

Também somos convocados e viver a Campanha Missionária, que é nossa colaboração financeira para o sustento das missões no Brasil e no Mundo. Normalmente ela aconteceria no dia 17 e 18 de outubro, mas, neste ano, essa campanha será feita com nossa aquisição da guirlanda de Natal. Colabore!

Estamos vivendo um tempo que clama por criatividade para que nosso batismo não seja sepultado. Por isso, sejamos criativos! Uma boa inspiração é fazer de nossos lares uma verdadeira igreja doméstica em prol das missões.

Nas comunidades e grupos onde for possível, podemos acessar a Novena Missionária em PDF e nos encontrar para rezar. Nas demais celebrações somos convidados a fazer a Oração Missionária durante todo este mês.

Não deixe de acompanhar pela página do COMIDI da Arquidiocese de Santa Maria, a Novena Missionária que será disponibilizada em vídeo. Ela se inicia no dia 8 de outubro, dia do Nascituro, e terminará no Dia Mundial das Missões.

Que possamos nos empenhar: a vida é missão!

Saiba mais:
O que é a Campanha Missionária? Clique aqui.
Conheça o Hino da Campanha Missionária 2020.
Baixe a Novena Missionária em PDF clicando aqui.

Pe. Clécio Almeida
Coordenador do Conselho Missionário Arquidiocesano