Os Franciscanos e o mistério da Festa do Natal

Postado dia 11/12/2020 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Irmã Maria Kreutz- FPCC

Para a família franciscana o mistério do Natal do Senhor é a festa das festas, precedida de uma preparação intensa com uma novena. A missa da noite de Natal, declarou preparada, reveste-se de solenidade e brilho extraordinários, fazendo memória do legado necessário por São Francisco de Assis que desejou vivenciar o nascimento de Jesus na noite de Natal, fazendo algo diferente, que mostrasse de maneira visível para todos a grandeza e o amor Daquele que se fez pobre por nós. Para isto era necessário instalar um presépio. Então, viajou para a cidadezinha de Greccio, Itália, perto da qual escolher um bosque no alto de uma colina, para ali fazer esta experiência.

Quando essa ideia luminosa surgiu no coração amoroso de Francisco, ainda não existiam presépios no Natal, com representação da cena do nascimento de Jesus, na humildade e na pobreza entre animais. O que antes era uma ideia agora é um desejo ardente de Francisco, que buscava a Deus com todo seu ser, em contraste com a violência, as guerras santas e as cruzadas de seu tempo, com isso reforçando a necessidade da ternura e da mansidão do Menino de Belém. Sentia que era preciso construir um presépio e ali acolher a todos fraternalmente, também os pobres e excluídos.

Então, no mês de dezembro do ano de 1223, às vésperas do Natal, Frei Francisco e seus companheiros foram a Greccio para concretizar seu grande desejo, e ele dizia: “Quero lembrar a memória daquele menino que nasceu em Belém, e ver de algum modo com os olhos corporais os apuros e a necessidade de infância dele, como foi reclinado no presépio, e como, presentes o boi e o burro colocado sobre o feno ”(ICel, 84).Com a ajuda de pessoas da localidade prepararam o cenário do presépio, trouxeram feno, um boi e um burro, somando-se a isto o gorjeio de pássaros, as árvores com seus galhos a balançar ao som do vento, no córrego a água pura a correr colina abaixo, a lua iluminando a escuridão da noite e as lindas estrelas dando ao céu um e brilho especialele lugar tão simples e sem nenhum conforto. Estava tudo pronto para a celebração do Santo Natal, e Greccio tornou-se uma nova Belém pela simplicidade e pobreza. Chegando a hora marcada, com muita fé, homem, mulheres, jovens e crianças do povo, com suas tochas acesas, e juntamente com os freis franciscanos participaram da celebração da Santa Missa de Natal e da encenação do primeiro presépio ao vivo.

Nesta Santa Missa de Natal, Francisco trouxe ao bosque de Greccio à gruta de Belém. O céu se uniu à terra! O Menino Jesus apareceu de fato a Francisco, vivo e sorrindo no berço de palha. No seu imenso amor a Ele, tomou-o em seus braços, segurou-o junto do seu coração com intenso carinho e gratidão. Foi uma experiência indescritível que marcou para sempre a alma de Francisco e de todos os presentes que estavam presentes.

Esta é a memória do primeiro franciscano natal, uma festa profunda comunhão de Deus com os homens e com tudo o que foi criado por Ele. E, São Francisco se tornou o autor da montagem do presépio, A partir desse momento, introduziu-se esse traje, primeiro na Itália, depois no mundo todo. Agora dá para entender porque para São Francisco, o Natal era a mais querida de todas as festas litúrgicas: pois nele se celebrava este grandioso mistério de Deus se tornar uma criança totalmente dependente de amparo, de cuidado, de afeto, pobre e humilde, necessitado de tudo como qualquer outro nascido. Jesus agora é um de nós, precisa fazer aconchego de um lar, cuidado e proteção que recebe de Maria e José.

Como São Francisco, precisamos nos preparar bem para participar de coração, tanto da novena como da Santa Missa na noite de Natal. Envolver a nossa família na preparação de um presépio em nossa casa, criar um espaço de paz, alegria, fraternidade em nosso coração e com aqueles que convivemos, para que o Menino Jesus nascerá em nossas vidas e em nossa casa.

Como Irmãs Franciscanas que querem que neste Natal o Menino Jesus possa nascer em cada família e na sociedade, e que todos tenham um Feliz Natal e Abençoado Ano Novo.

Visite o site: www.ifrapec.comFacebook: irmasfranciscanas - Fone: (55) 3220 5500.