Categoria Arquidiocese do site


E A ESPERANÇA VOLTOU A BRILHAR...


  Postado dia 22/07/2021 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.


          Neste mundo globalizado, os meios de comunicação podem ajudar a sentir nos mais próximos uns aos outros; a fazer nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida digna... não podemos aceitar um mundo digital projetado para explorar as nossas fraquezas e trazer à tona o pior das pessoas ( Francisco- Fratelli Tutti)

 

  Com a chegada da pandemia do coronavirus em 2020 o maior sonho é o fim da pandemia,, a frase que mais ouvimos é que no ano que vem será diferente, isso vai passar e sairemos melhor desta. A crise humanitária é grande, não buscamos humanidade, queremos imunidade. Enquanto algumas vozes se erguem defendendo a salvação da economia, a  Igreja precisa transmitir a esperança, o Papa Francisco, na encíclica Fratelli Tutti propõe uma forma de vida com sabor do evangelho . Francisco ensina a humanidade o valor e a necessidade urgente da fraternidade e amizade social

  A Igreja, em sua história, revela-se ao se preocupar com a miséria, com a opressão e com o desrespeito a dignidade humana, sempre assumiu posições corajosas o que levou profetas, santos, e pessoas engajadas a morte.

  Dentro do seio da Igreja a reflexão libertária a partir da iluminação dos textos sagrados, dos sinais redentores e da prática de Jesus. Dentre esses sinais, o mais ambíguo, controverso e, ao mesmo tempo revelador, é a cruz. O que deveria ser um mísero e horroroso instrumento de suplício e degradação transforma-se em um bonito sinal de vitória e símbolo de doação.

No sec . XXI, apresentamos a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade, e Missão. O centro não é a casa, mas é a Comunidade Eclesial Missionária gestada no amor do Cristo.

Hoje, mais do que nunca somos desafiados a continuar o processo de Iniciação à Vida Cristã, valorizando a pessoa em sua individualidade, enfrentando os desafios de uma catequese encarnada e  nestes tempos pandêmicos, se faz necessário mergulhar no mistério da Palavra de Deus, anunciando a Pessoa de Jesus Cristo em todos os lugares. A humanidade é chamada a se alimentar da Palavra de Deus e vivenciar com toda a intensidade o mandamento do amor.

   PRIMEIRO CONSELHO ARQUIDIOCESANO VIRTUAL 

A comunicação é dom e missão. É vocação e tarefa. É instrumento e estratégia. É partícipe da construção de nova forma de viver no mundo e de um novo mundo possível, onde todos sejam irmãos e irmãs. Esse convite, não é da equipe pastoral de colegiada, mas é do Papa Francisco que se dirige a nós por meio Fratelli Tutti, sobre fraternidade e amizade social.

Em tempos de pandemia se faz necessário nos desafiarmos e utilizar as ferramentas digitais, com a impossibilidade de um encontro presencial, fizemos um encontro virtual, a equipe de colegiada proporcionou este momento. Conseguimos nos ver, saber como estamos, o que estamos fazendo, resgatamos a dimensão do sonho, e percebemos que mesmo em tempos de pandemia precisamos ser esta Igreja em saída.

Percebemos que estamos trabalhando, que não paramos, a Igreja continua sendo este sinal de esperança, presença viva de Jesus Cristo no mundo, todas as áreas apresentaram a sua realidade e queremos ser Igreja, povo de Deus .

A pandemia nos desafiou, se em muitos momentos não conseguimos ir na Igreja, as casas se transformaram em Igreja, em tempos de perdas, sofrimentos e provações a Igreja revelou o seu rosto solidário, fraterno e samaritano. Resgatamos o conceito da palavra cuidado, hoje, a Igreja nos chama a cuidar da vida, cuidar do Planeta, cuidar por amor e pelo amor.

Nosso agradecimento a equipe colegiada de pastoral que nos proporcionou este momento de nos encontrarmos  e percebermos que não estamos isolados.

Mais uma vez queremos apresentar a Dom Hélio nossa gratidão,ao seu empenho, a sua entrega e o seu jeito de ser...louvamos ao Senhor por todos os presentes que Ele nos concede. Também queremos dizer Dom Leomar, seja bem vindo, esta Diocese o aguarda...

   Boa Reflexão.

  Pe. Gerson Gonçalves..