Santa Maria recebeu mais de 400 mil devotos na 74ª Romaria Estadual da Medianeira

Postado dia 11/24/2017 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

A manhã ensolarada de domingo, dia 12 de novembro, contribuiu para que os milhares de devotos da Mãe Medianeira participassem da 74ª Romaria Estadual da Medianeira, promovida pela Arquidiocese de Santa Maria.

Com o Tema: “Com Maria, sigamos Jesus” e o Lema: “Ave, Ave, Ave Maria”, a Romaria teve início com a procissão com saída da frente da Catedral Metropolitana da Avenida Rio Branco, com a imagem da Mãe Medianeira percorrendo a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira. Com a chegada dos Romeiros com a imagem da padroeira do Rio Grande do Sul, uma missa campal foi celebrada no Altar Monumento da Medianeira, pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. A missa também foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão e Nova Rádio Medianeira FM 102.7 para milhares de telespectadores e radiouvintes do país e do mundo.

Durante a caminhada de três quilômetros até o Altar Monumento, devotos pagavam promessas, alguns de joelhos, outros de pés descalços, crianças vestidas de anjo, jovens, adultos, crianças e idosos de todas as idades e todas as raças dando suas demonstrações de amor, fé e devoção a Santa homenageada. Os devotos garantem ter presenciado milagres atribuídos a Santa, principalmente a cura de doenças graves e por isso percorrem centenas de quilômetros até a cidade coração do Rio Grande para participar do evento.

Com respeito e devoção, a imagem foi conduzida ao Altar Monumento por integrantes do Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira que neste ano completa 50 anos, e participou do evento representando a 13ª Região Tradicionalista. A imagem foi levada ao Altar Monumento ao som do Hino da Medianeira entoado por um coral formado por milhares de devotos vindos de todas as partes do Rio Grande do Sul, de outros estados e também do Uruguai, Argentina e Chile.

O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria Dom Hélio Adelar Rubert e o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler abriram a celebração saudando a todos os romeiros, autoridades civis, militares e religiosas. Em nome do Prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom e do Secretário Estadual de Obras e Saneamento, Fabiano Pereira que participou da Romaria representando o Governador José Ivo Sartori, Dom Hélio saudou a todos os visitantes.

O celebrante Dom Jaime Spengler destacou entre suas preces a celebração dos 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida e primeiro centenário de Nossa Senhora de Fátima.

Em sua pregação, Dom Jaime, disse que o povo de Santa Maria tem Maria como referência e por isso leva o nome de Santa Maria. “Foi a esperança que deu força para o povo dessa terra que com o olhar fixo de Maria fez com que o povo encontrasse força, graças e bênçãos para superar as dificuldades e a crise vivida no passado e nos dias de hoje também

Ele falou do mal que assola a juventude do pais se referindo as drogas e rogou que Nossa Senhora não deixe o povo perder a esperança e a fé. Durante toda a celebração o religioso usou a frase do Papa Francisco: “Não permitamos que nos roubem a esperança” repetindo-a várias vezes junto com os romeiros.

Ao final da missa, os jovens integrantes do Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira fizeram uma apresentação no Altar Monumento em homenagem a Mãe Medianeira.

O Reitor do Santuário Basílica da Medianeira e Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria, Pe. Rubem Natal Dotto agradeceu a todos os romeiros pela presença na bonita festa em homenagem à padroeira, e também a presença do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e a todos os padres da Arquidiocese que se fizeram presentes no maior evento religioso do Sul do Brasil.

Segundo os organizadores, mais de 400 mil pessoas participaram da celebração religiosa.