Violência é o tema da Campanha da Fraternidade 2018

Postado dia 2/15/2018 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

A Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, e a campanha é coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Campanha da Fraternidade tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, em um problema que envolve todos nós, buscando assim uma solução para resolver esses determinados problemas.

Nesta Quarta-feira de Cinzas (14) não só deu inicio a Quaresma, como também foi lançada a Campanha da Fraternidade 2018 em Santa Maria. Através de uma coletiva de imprensa, no Arcebispado de Santa Maria, Dom Helio Adelar Rubert, explicou o tema bem atual da campanha deste ano: “Fraternidade e Superação da Violência”. E o lema que complementa o motivo da escolha: "Vós sois todos irmãos”, retirado do Evangelho de Mateus,  capítulo 23.

Dom Helio listou as ações concretas como igreja para conscientizar a comunidade e superar todas as formas de violência, conforme o Arcebispo o material da Campanha da Fraternidade atinge todas as massas da população, jovens, adultos, famílias e grupos sociais, sendo assim propostos pontos de desafios e reflexões para sociedade crescer na fraternidade, respeitando as diferenças e colocando o amor acima de tudo. Ainda pontuando as formas de violência, ele citou o uso demasiado das redes sociais, onde, segundo ele, identifica-se “uma dependência das pessoas”.

Em entrevista o Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria e Reitor do Santuário Basílica da Medianeira, falou sobre o significado do cartaz da campanha. Segundo o religioso: “O Cartaz mostra pessoas que se unem em círculo em um pacto de fraternidade, sendo este o caminho para superação da violência”.

A CF 2018 é realizada em âmbito nacional, e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil. A arrecadação da Campanha da Fraternidade compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, onde 60% da arrecadação são destinadas ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, e os outros 40% restantes compõem o FNS, que são destinados para o fortalecimento da solidariedade em diversas regiões do país.

A Campanha da acontece durante o ano todo, juntamente com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais em todas as regiões do Brasil. Confira as datas:

14 de fevereiro de 2018 – Quarta-feira de cinzas: Lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 em todo Brasil (nacional, regional, diocesano e paroquial), com mensagem do Papa Francisco, da Presidência da CNBB entre outros.

Realização da Campanha da Fraternidade 2018: 14 de fevereiro a 25 de março de 2018.

Domingo de Ramos: 25 de Março de 2018 – Coleta Nacional da solidariedade.

Fonte:

Karina Freitas – Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria