Mês de abril inicia com a escolha do TEMA e LEMA da 76ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Postado dia 02/04/2019 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Na noite de segunda-feira, 01 de abril, no Santuário Basílica Medianeira, o Arcebispo Metropolitano, Dom Helio Adelar Rubert, juntamente com o Reitor do Santuário, Pe Ruben Natal Dotto e Conselho Paroquial, escolheram o lema e o tema da Romaria deste ano. Esta escolha é feita através de sugestões que entram em votação pelos membros do Conselho Paroquial e comissão organizadora deste grande evento religioso, que começa a ser pensado desde o início do ano.

A partir desta reunião, ocorrida ontem, foi decido que o TEMA é: “Com Maria às pressas em missão” e o LEMA será: “Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem!”

A 76ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças já tem data marcada, como sempre acontece, será realizada no segundo domingo do mês de novembro, sendo assim, dia 10 de novembro. Precedida pela Trezena Preparatória que percorre treze Paróquias da cidade levando a imagem peregrina de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, intensificando a preparação para a grande Romaria.

Ao falar sobre o tema, o Reitor do Santuário, Padre Rubens Natal Dotto afirmou que o tema escolhido teve motivação pois: “O mês de outubro, que é o mês missionário, é também, neste ano, o mês extraordinário das missões, convocado pelo Papa Francisco. E, dentro desta perspectiva o Sínodo Pan Amazônico que acontecerá em outubro, sendo um chamado a refletir sobre os desafios para as atitudes conscientes pela Amazônia e a evangelização que lá acontece.”

Mês Missionário Extraordinário de 2019

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV.

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês que está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15).

O que é o Sínodo Pan-Amazônico

Numa junção que expressa a ideia de “caminhar juntos”. A reunião desta instituição permanente da Igreja consiste em um encontro religioso ou assembleia na qual alguns bispos, reunidos com o papa, têm a oportunidade de trocarem informações e compartilhar experiências. O objetivo comum destas reuniões é buscar soluções pastorais que tenham aplicação universal. A Santa Sé define o Sínodo, em termos gerais, como uma assembleia de bispos que representa o episcopado católico e tem como tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja universal dando-lhe seu conselho.

O Papa Francisco convocou, em outubro de 2017, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. O objetivo, nas palavras do pontífice, “identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Fonte: Karina Freitas – Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria.