Hábito do Saber Interativo – O novo programa da Rádio Medianeira – 102.7

Postado dia 04/05/2021 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Três fatores foram fundamentais para a criação do novo produto da rádio Medianeira FM, 102,7: a inquietação e a necessidade de fazer algo diferente do jornalista e apresentador Marquinhos Barcellos, que sentir-se desafiado pelas notícias, na a maioria das vezes pesadas, faça jornalismo diário; os incentivos do Arcebispo, Dom Hélio, que sugeriu que a rádio preferida também notícias positivas, para dar algum alento e contraponto às dores dos noticiários e a troca de gestão do Sistema Medianeira de Rádios, que incentivou a mudança na grade de programação. Assim surgiu o programa - Hábito do Saber Interativo - que acontece todos os sábados, das 7 às 11h 30 min. Com o objetivo de abordar assuntos do cotidiano, através de uma linguagem acessível, de forma positiva e que impacte em algum tipo de transformação na vida dos ouvintes, a equipe formada por Marquinhos Barcellos, Bruna Pfaffenzeller -Procuradora do Ministério Público Federal, Raquel Dorneles Loy - Defensora Pública Estadual, Alba Gorete Dos Santos Lenz - Psicóloga e por Regina Borges de Medeiros - Defensora Pública Estadual definir pautas, semanalmente, de acordo com o que está em voga no momento. Os temas podem variar, não há limites para o que será abordado, no entanto, existe um consenso em não se abordar política partidária nos assuntos. Mas de acordo com o apresentador haverá um espaço para se falar na política necessária ao dia-adia, aquela negocia na hora das compras, que faz acordos com os filhos, enfim, todas as relações que implicam na interação entre pessoas, que nada mais é além de política. Todavia, os efeitos da pandemia também atingiriram os meios de comunicação, assim o programa teve de enfrentar o desafio e mesclar a interatividade da plataforma Google Meet, que permite aos debatedores entrarem ao vivo e interagir com o apresentador que está no estúdio. Assim na contramão de outros programas, o Hábito do Saber Interativo, nasce digital, sendo publicado de forma conjunta na página do Facebook e na frequência FM. A integração entre TI (tecnologia da informação) e os sistemas de transmissão só foi possível graças ao trabalho dos técnicos da Rádio e de Fabrício Andrade, responsável pela TI da Mitra Diocesana. Outro ponto importante de inovação é a construção do programa. Entre 7 e 8 da manhã o tema do dia é divulgado e os ouvintes e internautas podem ligar ou enviar mensagens com questionamentos e opiniões sobre o assunto que será debatido. Desta forma a pauta se constrói com o apoio da audiência. Além de ouvir relatos de reflexões de como vivências diárias da audiência foram impactadas pela forma como as pautas foram abordadas. Agora o desafio do grupo é trazer a cada sábado um convidado brasileiro que vive no exterior, para estabelecer um comparativo entre a forma que estamos encarando um fato aqui e como o mesmo fato é visto em outro país, com uma cultura totalmente diferente. Após sua estreia no dia 6 de fevereiro, a atração já teve os temas temas: Vacinas, Felicidade, Diálogo, Dependência Química, Mulher, Cidadania, Redes Sociais, Solidariedade, Bom senso, Tolerância e Sustentabilidade. Diversos coisas já trouxeram os mais variados pontos de vista, para enriquecer aos debates, entre eles: Jorge Luiz Ledur Brito - Juiz Diretor Federal do Foro de Santa Maria, Elaine Verena Resener - Superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Priscila Dibi Schwarcz - Procuradora do Trabalho e Coordenadora de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho no Rio Grande do Sul e Gerente Nacional Adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos, Paulo Roberto Dornelles Junior - Juiz do Trabalho, Joel Oliveira Dutra - Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Santa Maria, Delegado Regional Sandro Meinerz, Delegado Vladimir Urach - Diretor do Denarc, e Paulo Afonso Burmann - Reitor da Universidade Federal de Santa Maria. Conta ainda com os comentários do professor, escritor, advogado e membro da Academia Santa-Mariense de Letras Daniel Tonetto. O projeto conta com o apoio do Grupo Algo Mais - Talentos Humanos, Clínica de Psicologia, Graduação e Pós-Graduação e tem a Jornal apresentação jornalista Marquinhos Barcellos, Central técnica Carlos Alberto e Wagner Costa e Direção de Aline Barcellos. Cotas de apoio e patrocínio estão abertas e podem ser verificadas com a divulgação da Rádio Medianeira. Atração inova em formato e conteúdo em tempos de isolamento social.