Saudação aos comunicadores

Postado dia 04/05/2021 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

No Domingo, 16 de maio, comemoramos a Ascensão de Jesus ao céu e o mandato que fez aos discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). Reforçando este mandato de Jesus, uma Igreja comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais divulgando a mensagem do Papa Francisco que lança o mesmo convite de Jesus a “ir e ver”, isto é, mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouví-las e recolher as sugestões da realidade. O Papa Francisco insiste que a comunicação seja “Transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da ´web`, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social ... A crise editorial corre o risco de levar a uma informação diante do computador, construído nas redações terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem 'gastar a sola dos sapatos', sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos hipóteses ”.Com o método de Jesus “vem e verás”, o Papa objetivo a verificação da realidade, o encontrar, falar, escutar e testemunhar. Agradece a coragem e a determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmera, editores e cineastas) que trabalham muitas vezes sob grandes riscos. Lembra que neste tempo de pandemia, há o risco de narrar só com os olhos do mundo mais rico e excluir o risco de exclusão que correm as pessoas mais indigentes, inclusive, na ordem da distribuição das vacinas anti-Covid com os pobres sempre em último lugar. O Papa Francisco valoriza a tecnologia digital, pois é um instrumento formidável que responsabiliza a todos não seu uso. Insiste em não demonizar o instrumento, pois todos somos responsáveis ​​pela comunicação que fazemos, pelas informações, pelo controle sobre as notícias falsas, desmascarando-as. “Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”. Afirma que todos os instrumentos de comunicação são importantes, mas o desafio que espera é o de comunicar, encontrando como como pessoas onde estão e como são. Conclui convidando um orar: “Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos e partir à procura da verdade. Ensinai-nos a ir e ver, ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos, a não tirar privilégios precipitadas. Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, prestar atenção ao essencial, a não nos distrairmos com o supérfluo, a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade. Concedei-nos uma graça de reconhecer como vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos ”(Papa Francisco, Roma. 23/01/2021).