NOMEADO O OITAVO BISPO DA ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA

Postado dia 02/06/2021 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Ano passado, após completar 75 anos de vida, Dom Helio Adelar Rubert depois de 17 anos na história eclesiástica recebe com alegria a vinda de seu sucessor.

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 02 de junho, às 7h, meio-dia no Vaticano, como Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin.

Sua posse ocorrerá em 15 de agosto, às 10h, no Santuário Basílica da Medianeira.

BIOGRAFIA

Leomar Antônio Brustolin nasceu no dia 15 de agosto de 1967, no município de Caxias do Sul (RS), a 128 km da capital Porto Alegre. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluindo em 1990. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG), concluindo em 1993, e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma - Angelicum, Itália, em 2000.

Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Dom Leomar, atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia da PUCRS. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, atuando em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, coordena o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, ética e pastoral e, desde 2015, é bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Como autor, coautor e organizador já lançou dezenas de obras que abordam temáticas como Catequese, Mariologia, Escatologia, Pastoral e Ética, entre outros.

BRASÃO EPISCOPAL

In Verbo Tuo | Na tua palavra (Lc 5,5)

​A cor azul predomina e reflete o amor à Mãe de Deus. A cruz que divide o escudo em quatro campos indica a evangelização que deve ir a todas as direções. O alfa e o ômega, primeira e última letra do alfabeto grego, representam Cristo como princípio e fim de tudo (Ap 22,13); a Ele o tempo e a eternidade. As linhas onduladas abaixo de alfa simbolizam o mar da Galileia, onde Simão Pedro acolheu a Palavra de Cristo. Recordam igualmente as águas Guaíba. A concha  é símbolo da escuta atenta, do ouvido de discípulo. A pérola é uma joia formada de uma ferida cicatrizada na ostra e remete a Cristo, por suas chagas fomos curados (Is 53,5). O lema expressa a missão episcopal como fidelidade e entrega total à Palavra que se fez carne (Jo 1,14).

Criação: Irmã Melânia, OSB (Mosteiro Nossa Senhora das Graças de Belo Horizonte - MG)

ATUAÇÃO

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

Bispo referencial para o Vicariato de Canoas

Membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB Nacional

Bispo referencial para Educação e Cultura CNBB Regional Sul 3

Coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS

Coordenador da Pascom da Arquidiocese de Porto Alegre

A Arquidiocese de Santa Maria recebe com alegria a sua nomeação como novo Arcebispo, agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação.

Agradecimentos também ao nosso que querido Arcebispo Dom Helio Adelar Rubert com  sua presença missionária de pastor deste rebanho até o presente momento. Sua caminhada até aqui, com tamanha colaboração à missão da Igreja, em particular na formação do clero, aponta-nos para a riqueza de frutos, dons e carismas disposta a serviço do Reino.

Nosso sétimo bispo muito contribuiu para a evangelização do povo de Deus dessa região do Rio Grande do Sul. Agora  Dom Helio é Administrador Apostólico da Arquidiocese de Santa Maria, até a posse de Dom Leomar Antônio Brustolin.

Pedimos as bênçãos e proteção de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira  do Rio Grande do Sul, nesta sua nova missão.

Os sete bispos em quase 111 anos de trajetória da diocese de Santa Maria

Dom Miguel de Lima Valverde (1912 -1922/ 1922-1923)

Dom Ático Eusébio da Rocha (1923-1928/ 1929-1931)

Dom Antonio Reis (1932-1960)